segunda-feira, 20 de julho de 2009

EU DIRIA, ATÉ, BORDADOS ANTIGOS NA VERSÃO MODERNA

O universo dos bordados à mão ou à máquina é imenso. Inseridos no contexto do Artesanato, bordados de qualquer espécie têm uma longa história. Para contá-la é preciso acompanhar a evolução dos costumes e da moda, bem como a arte de todas as épocas e de todas as civilizações recentes e longínquas. De origem humilde, contribuiu sempre para aumentar o fausto das cortes e dos palácios, de vestes religiosas e sociais, salientando-se, em nosso meio, os enxovais de noivas e bebês.

[...] DA AGULHA, LINHA E BASTIDOR -instrumentos e técnicas

É impossível pensar no bordado, sem observar-se os materiais e técnicas à sua confecção, aspectos relevantes ao deu aperfeiçoamento como objeto de arte e cultura. É preciso um repensar no seu fazer, procurando atender aos reclamos da sociedade e do próprio artesão - uma vez que ele é o dono de seu produto.

Ponto cruz, alinhavo, ponto de haste, casado (diversos), ponto paris, crivo, ponto cheio, corrente, enodados, sombra, escama de peixe, rechiliê e outros de igual importância, formam o universo do bordadeo (à mão ou à máquina). Estes pontos são básicos para a formação de outros, de acordo com a criatividade de cada artesão, observando-se a natureza do bordado em questão. Eu diria sem medo de errar: trata-se de pontos antigos, dum tempo bem atrás, quando bisavós e avós já os introduziam nos ensinamentos às filhas, netas e bisnetas. Hoje, os mesmos pontos são os pilares fundamnetais para qualquer bordado, e em qualquer tecido e /ou modelo, passíveis de modificações em sua estrura e encantamento.

Depois de tantos anos, tantos, estou inserida no mundo das bordadeiras. E, a alegria por descobrir que ainda sabia bordar, foi o incentivo para continuar e estimular outras pessoas para essa atividade[...]. Hoje, minha criatividade vale-se desses bordados básicos lá de trás e os utilizo em construções diversas, destacando sempre a natureza e seu coclorido. A partir daí, reiniciei o trabalho com bordados rústicos em camisetas de malha, lenços, toalhinhas de mão, caminhos de mesa e outros [...]

Em todo o Seridó/RN, os bordados à mão ou à máquina constituem-se ícones de excelência, nos trabalhos artesanais do presente. É preciso, então, preservá-los e aperfeiçoá-los, possibilitando sua suatentabilidade no meio circundante. [...]

3 comentários:

  1. Que belo texto! Pude sentir o seu trabalho pulsando nesse blog.
    FELIZ DIA DO AMIGO!!!
    Abraços de paz

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga!
    Esses bordados são maravilhosos!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir