quarta-feira, 25 de março de 2009

GRUPO ESCOLAR "TOMÁZ DE ARAÚJO": cem anos de educação cultura e tradição (1)

Abro o livro do saudoso escritor acariense Bianor Medeiros, TEMPO DE MEINO (1986). Procuro dados oficiais sobre o tema acima. Encontro informes do coração. Minha emoção atrapalhou a leitura. Meu coração chorou. Contudo, não desisti.Continuei a leitura. Na página doze, ele iniciava assim: As aulas no Thomas de Araújo começavam às 7 da manhã. Os alunos iam chegando, com vestes simples, mas limpas e engomadas e procuravam os lugares determinados pelos mestres. Salas para os meninos, do lado direito; das meninas, do lado esquerdo.

Mandados entrar, após oração devida, todos os alunos punham as mãos sobre as carteiras a fim de que a professora examinasse se as unhas estavam limpas e devidamente aparadas, sem deixar de examinar cabelos, ouvidos, vestes e dentes. O asseio era indispensável e obrigatório. Valia ponto.

Com estas palavras. Bianor iniciou sua oração sobre o Grupo Escolar, assim denomindo por ele; naturalmente, a escola muito amada em sua infância! Descreve no texto, as características daquela prieira escola pública do Acari - e a terceira do Estado - oportunizando-nos compará-las com outras semelhantes, através dos tempos.

Suas palavras me impulsionaram a iniciar esta mensagem de saudade, portanto, com emoção, enaltecendo o Grupo Escolar "Tomáz de Araújo";[...]

[...] Na data de 13 de março, Acari aplaudiu em toque de clarim (como um prólogo) o nascer desta escola em 1909. A matriz da Virgem da Guia vestiu-se de flores; iluminou-se com os cânticos do Coral "Amália Rodrigues", com as palavras ditas em homenagens diversas [...] Na festa da Virgem da Guia, Acari receberá seus filhos ex-alunos e ex-professores, viandantes da vida, junto àqueles que permanecem no seu lugar de origem, para a saudação à inesquecível escola! [...]

Observação:

Este texto será publicado no Fotoblog Acari do meu amor, de Jesus e no Diário de Natal - DN Seridó, no sábado ou domingo próximos.

terça-feira, 24 de março de 2009

Resquícios

A música
a dança
penetraram no rio
do meu sangue
desde tempo de menina
- chão primeiro
onde dancei quadrilhas
com o avô.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Se eu pudesse...

Se eu pudesse
enxergar profundo
naquele momento
não teria dito:
- até logo
- até amanhã
- te vejo
- adeus, meu amor

ESTRELA CADENTE

Uma estrela riscou o céu

corri para pegá-la

rápido deslizou em minhas mãos

como tempo que passa

como sonhos desfeitos...