sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO GRUPOE SCOLAR "TOMÁZ DE ARAÚJO"

Na data de 13 de março de 2009, Acari aplaudiu, em toque de clarim (como num prólogo), o nascer desta escola no ano de 1909. A Matriz da Virgem da Guia vestiu-se de flores ao som dos cânticos do Coral "Amália Rodrigues de Carvalho"; das palavras proferidas em homenagens diversa; e da sonoridade inconfundível da Filarmônica "Felinto Lúcio Dantas" - um prenuncio do grande preito ora acontecendo.
Este momento da Festa de Nossa Senhora da Guia foi uma escolha ímpar e criteriosa para a culminância das homenagens exaltando a grandeza desta escola: cem anos de educação, cultura e tradição aqui disseminadas. Portanto, esta mensagem está impregnada de saudades, de emoções diversas, na significação mais pura para os acarienses que se sentaram em suas carteiras, transeuntes das salas de aula, cujo diálogo professor-aluno gravou-se em sua alma e foi ressonância para além, através das largas janelas da Escola.
Enaltecer o Grupo Escolar "Tomáz de Araújo" é falar de uma escola de vida, de alegria e criatividade; escola de grandes mestres e alunos brilhantes. Escola que durante cem anos de existência, tentou acompanhar as mudanças na educação e na cultura, onde a prática curricular se desenvolvia coerente com o crescimento do Acari, e com o progresso em termos de Estado, Brasil e do Mundo, neste terceiro milênio.
Para este evento foi inprescindível o esforço coletivo dos que hoje compõem esta escola - gestores, supervisores, professores, fucinários, alunos e os pais; e, ainda, os que por aqui passaram - os diversos atores que proporcionaram a educação, e aqules que a receberam, viandantes do tempo, para o ato único na sublimação do homem - O ENSINAR E O APRENDER.
E, desde os primeiros mestres que essa emoção - a sublimação desse ato - conduziu os homens e mulheres do Acari à descoberta do mundo através das janelas da alma. Desde a Carta de ABC, a Cartilha Ensino Rápido; os primeiros cálculos aritméticos; a geometria; a caligrafia e o ditado; o desenho, até os modernos recursos de aprendizagem - livros, revistas, fotografias,internet, pesquisas científicas diversas, natureza. Os que caminharam por esta escola, tiveram oportunidades diversas para tornarem-se pessoas capazes de projetar e conquistar sua própria destinação no mundo.
Na oferta de um ensino de qualidade, houve um esforço de toda a comunidade escolar, onde o lazer, o esporte, a criatividade - a poesia, a dança, o teatro, a música contribuissem para o somatório da cultura que cada um poude e soube amealhar.
Embora com a emoção atrapalhando meu coração, repito as palavras do saudoso escritor acariense Bianor Medeiros, em seu livro Tempo de Menino, ao referir-se às atividades rotineiras da velha escola, e que perduraram por longos anos: "as aulas do Grupo Escolar começavam às 7 da manhã. Os alunos iam chegando, com vestes simples, mas limpas e engomadas, e procuravam os lugares determinados pelos profesores.[..] Mandados entrar, após a oração devida, todos os alunos punham as mãos sobre as carteiras, a fim de que a professora examinasse se as unhas estavam limpas [...], sem deixar de examinar os cabelos, ouvidos, vestes e dentes. O asseio era indispensável e obrigado. Valia ponto." Mas, isso foi há muito tempo! É apenas uma ilustração. É importante refletir-se em seu significado.
Anos depois, ouviam-se as vozes infantis dos alunos entoando o Hino Nacional Brasileiro nesse início de aulas, e às quinta-feiras, mais solenemente, ao hastear-se a Bandeira Nacional. Ao lado dos alunos, os dirigentes, professores e funcionários assistiam atentos. Ao adentrar-se na escola, continuava-se a ouvir cânticos de saudação aos professore e colegas, bem como, de alegria pela saborosa merenda ofetada antes do recreio.
Hoje é um tempo novo. São outros homens, outros atores no processo ensino e aprendizagem. A história da educação registra, que houve grandes mudanças ao longo do tempo, na intenção de ofertar-se um ensino de qualidade, através de novas e surpreendentes tecnologias e processos avançados para o ensino.
Parabéns, portanto, a todos que deram de si e de seu amor para essa oferta, capaz de atender aos reclamos universais do Século XXI.
Parabéns, Grupo Escolar "Tomáz de Araújo". Acari, o Rio Grande do Norte associam-se ao elenco de homenagens por esse tempo tão significativo - Cem anos!
Obrigada pelo convite. Grata, ainda, por representar, com muita honra, minhas companheiras - primeiras gestoras -, que hoje se encontram numa dimensão maior: Professoras Mirtes de Araújo Bezerra, Iracema Brandão de Araújo e Almira de Araújo, aqui representadas por familiares; e ex-gestoras da atualidade, representadas pelas Professoras Jória Rivone Galvão, e Tânia Maria, atual gestora.

Obrigada, meu Deus, por fazer parte desta história, com a intercessão da Virgem da Guia!.

Acari, 11 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário