quinta-feira, 1 de abril de 2010

ZILA MAMEDE: pedaços da vida

[...]SEU FLORESCER COMO POETISA E ESCRITORA

Desde o início da vida estudantil no Colégio da Imaculada Conceição, Zila projetou-se como uma das melhores alunas, revelando-se com tendências a escrever. Nesse tempo, circulava em Natal um jornal católico, "A ORDEM", no qual tivera chances de publicar alguns contos modernos e outros artigos relevantes para sua idade.
Certa vez, Pe. Francisco das Chagas Neves Gurgel, Capelão da Marinha, jornalista e Professor do Seminário São Pedro - e grande amigo da família -, escrevera nesse jornal, um artigo sobre Zila, sob o título "ZILA: ELA ESCREVERÁ". Esse fato, talvez teha sido um incentivo maior para o florescer de sua vida como escritora, gravado para sempre em minha memória. Entretanto, não tenho lembranças de suas publicações nesse jornal natalense.
Anos depois - 1951-1952 -, Zila publicou no Diário de Natal, 38 poemas e 06 textos em prosa, matéria inédita até o ano de 2009, fato desconhecido por sua família. Depois de "achados" nesse jornal, foram organizados num livro sob o título de EXERCÍCIOS DE POESIA - textos esparsos. Coube aos professores Humberto Hemenegildo de Araújo, Marise Adriana Mamede Galvão e Maria José Mamede Galvão a incumbência de organizá-lo. Esse livro incluiu-se na continuidade à "Coleção de Estudos Norte-Riograndenses", um programa efciente da UFRN, através do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Riograndenses e da Editora da UFRN-EDUFRN, apresentado ao público pelo Prof.José Ivonildo do Rego, Reitor da Universidade, no ano de 2009 [...].

(Este texto foi extraído do tema acima, integrante de uma mesa redonda em homenagem à Zila, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, organizado pelo Grupo Casarão de Poesia, UFRN/Campus de C. Novos e IFRN/Campus de C. Novos, no dia 26 de março de 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário